quinta-feira, 17 de março de 2016

Conceito Sotoko-Cozinha Afro-Baiana Contemporanea.

A cozinha baiana firmou suas características e elaborou suas técnicas, depois do Brasil ter sido povoado, na segunda metade do século XVI. 
Foi o período em que as espécies brasileiras foram transladadas ao continente africano, tais como, a mandioca, a macaxeira-aipim, o milho, o caju, entre outros. 
Uma cozinha que com muito poucos elementos se tornou uma das mais importantes do Brasil. 

Repensar a cozinha Africana na Bahia e atualizar com novos elementos que ao longo dos tempos foram sendo incorporados a nossa gastronomia, é um dos compromissos do Conceito Sotoko
Falar em Cozinha Contemporânea, é registrar a intenção de Chefs em buscar formas alternativas de ver a gastronomia não como uma cultura amorfa ou parada no tempo, sendo assim, o Chef Alicio Charoth, desde o ano 2014 vem desenvolvendo uma pesquisa detalhada sobre a importância cultural da culinária da Bahia. 
Alguns dos mais importantes aspectos deste trabalho são os princípios étnicos, sustentáveis, criativos e linguísticos. 

Hoje a gastronomia imprime um mix novo no cardápio de opções; novas formas do brasileiro entender e se abrir mais ao conhecimento e a busca de mais informações: mobilidade, sustentabilidade, novos conceitos culinários, inserção social, criação e inovação, fazem parte da mesa dos brasileiros e acreditar que quanto mais democrático o acesso a informação, mas serão abertas oportunidades no setor, quanto mais próximo estejam todos os atores deste processo, mas teremos excelência na qualidade de serviços. 

Todo esse cabedal de temas faz com que a gastronomia, seja uma área pulsante e que merece toda nossa atenção.    
Incorporar novos elementos nesta cozinha tradicional, permite sua adequação aos dias de hoje, muitos dos pratos criados ao longo dos seculos, demonstram a riqueza e a diversidade desta gastronomia, mas falamos de cultura, um conceito nada estático, por tanto estar aberta a novas tendencias é um aspecto dinâmico e modernizador. 
Uma das mais belas características da Culinária da Bahia, é sua delicadeza e o sabor, se constroem com elementos simples e cotidianos; agregados a isso o Conceito se propõe: 
apoiar movimentos de resgate de saberes tradicionais na culinária e na produção de alimentos; 
• Valorizar e Incentivar a criação e a linguagem gastronômica da nova produção local reforçando nossas raízes culturais negras e afro-indígenas.
• Ampliar o debate sobre o consumo consciente e responsável de alimentos, as PANC's(Plantas alimentícias não convencionais) além de acrescentar novas opções criativas e saudáveis ao cardápio baiano. 
•Divulgar as questões implicadas nas formas de produção de alimentos na Bahia; 
• Promover a reflexão e o debate sobre sustentabilidade na gastronomia. 

• Inserir novos profissionais com capacidade de reflexão sobre a importância de uma cultura gastronômica forte. 
O Conceito Sotoko é uma forma mais que legitima de nós mostrar a dimensão ampla de um dos nossos traços mais afetivos, um belo trabalho que merece todo nosso aplauso.



*Chef Alicio Charoth, 55 anos, brasileiro e baiano, 34 dedicados a gastronomia, com atuação no mercado gastronômico nacional e internacional em Portugal e Espanha, experiência acumulada há mais de 32 anos. 
A página do loko começou quando vivia em Madrid, era uma forma de relacionar-se com parceiros e Chefs na Espanha.
Criou alguns destacados conceitos como o Ajeum da Diáspora, Projeto Mandalah e o Sotoko, dedicados a nova culinária Afro- baiana contemporânea, e o Projeto Mandalah, que tem por objetivo discutir as relações de troca entre culturas, através de produtos que aqui chegaram e foram agregados a nossa cotidiano, suas criações fazem parte de um novo olhar sobre a cozinha brasileira. Curador das página e o Blog El Cocinero Loko, Sossego da Flora, além disso, se dedica à Consultorias, Eventos e Curadoria em assuntos de gastronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário