quarta-feira, 2 de março de 2016

Ainda está em fase de projeto, jovens mudam a forma como se faz turismo em Lisboa e Coimbra.

Cansadas de percorrer a cidade guiando pessoas sempre pelos mesmo lugares Viviane Carrico, Isabel Bernardo e Grazielle Favretto perceberam que tinham muito em comum, pelo menos no que dizia respeito à vontade de criar uma empresa turística que fugisse dos percursos convencionais.
Esqueça as visitas à Torre de Belém, as tours pela Baixa Chiado ou os passeios de barco no Rio Mondego. 
Com a Fora da Rota, uma empresa que organiza passeios turísticas e que abre brevemente, tudo o que é tradicional fica de fora. Aqui a proposta é outra: descobrir Lisboa e Coimbra de uma forma completamente diferente. 
A proposta passa por descobrir a influência do Brasil nesta zona da cidade, de além mostrar aos viajantes as residências de estudantes históricas na cidade. 
Diferentemente da economia tradicional que opera com recursos escassos e concorrência baseada em preços, a economia criativa trabalha com recursos que não se esgotam, mas se multiplicam e se renovam e não concorrem entre si. No Brasil a economia criativa movimenta 380 bilhões de reais por ano, o equivalente a 16,4% do PIB e compreende 15 segmentos que têm origem na sua criatividade: arquitetura, cinema e fotografia, moda, design, cultura popular, turismo, artesanato, propaganda, artes cênicas, música, editorial, pesquisa e desenvolvimento, software, áudio visual, vídeo games e jogos eletrônicos. 

Quem se dedicar a essas atividades talvez seja mais bem sucedido no mercado atual, do que os que se dedicam às atividades ligadas à administração ou à ciência. 
O projeto chamado Fora da Rota Tours foi idealizado por três jovens apaixonadas por viagens e, além de roteiros alternativos cheios de aventura, irá abordar também lugares e percursos com ligação à lusofonia. Viviane tem 29 anos e é jurista. Na Fora da Rota, é responsável pela área de Relações Públicas. Isabel tem 37 anos e é guia. No projeto, vai organizar os percursos, servir como tradutora e ainda contribuir como blogger. Já Grazielle Favretto não faz parte da gestão do projeto, mas contribui com artigos e fotografias para o site e redes sociais (a Fora da Rota já tem Facebook eInstagram).

Um comentário:

  1. Alicio, boa tarde
    Fazendo uma pesquisa, ontem, no Google, encontrei o seu bem elaborado blog. Parabéns. Fiquei impressionado pra profundidade com que você abrange cada assunto. Muito bem fundamentada cada matéria. Até esqueci do que estava procurando e fiquei e ainda estou lendo os artigos do Cocinero, aliás, nada Loko, mas sim muito bem centrado e com muita sabedoria. Pena que um considerável número de ilustrações desapareceu, principalmente em matérias de 2015. Mas os conteúdos estão intactos e são preciosos.
    Um forte abraço e continue sempre.
    Antônio César

    ResponderExcluir