quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Tradição e Modernidade devem andar de mãos dadas na Gastronomia Brasileira.

A cozinha brasileira tradicional soube extrair todos os recursos que estavam a disposição na natureza para ser considerada grandiosa e vencedora. 

Ela nasce da capacidade inventiva de sua gente e da adaptação humana diante da necessidade de sobrevivência, além da observação apurada da natureza. 
Este relacionamento próximo e constante foi sendo acumulado durante anos, desembocando num acervo precioso de técnicas, hábitos e costumes que permitiu, ao longo dos séculos, entender os segredos, ritmos e detalhes do espaço exuberante entre mata atlântica e o mar onde habitam. 
Um dos bons exemplos desta capacidade de observação e o uso seus recursos,  é o fato dele ter acrescentado a sua dieta uma serie de elementos que em outras culturas poderia ser descartado. 
Hoje a tarefa é fazer uma gastronomia que contemple elementos tradicionais da nossa cultura, agregando produtos produzidos de forma local.  Legumes, verduras, frutas e frutos secos, alem disso, tudo que é produzido na região, criando assim sinergia, entre produtores, mercado, chefs e criação, inserindo pessoas e dando consequentemente maior visibilidade a nossa cultura culinária. 

Muitos dos cozinheiros e Chefs que hoje se formam em todo o Brasil, desconhecem estas riquezas locais, uma das grandes falhas das nossas universidades, que valorizam o produto e o conhecimento de outras culturas em detrimento da nossa.
Uma infinidade de sabores e aromas está presente no leque de alimentos produzidos no Brasil, e é exatamente esta diversidade que produz em todos nós uma sensação de grandiosa riqueza. Nós somos líder mundial no uso do sistema, que segue a lógica das florestas, onde o material orgânico caído das árvores se transforma em rico adubo natural.  
Cada estado brasileiro com seu prato típico, preparado de acordo com antigas tradições transmitidas a cada geração, somado as novas pesquisas e criações de chefs brasileiros e novas técnicas, adaptadas à nossos produtos, podem transformar o nosso pais num grande exemplo de criatividade, gerando trabalho e renda melhorando nossa economia a a vida de nossa gente. 
Outro diferencial nesta luta deve ser o investimento em produtores que tenham o compromisso com uma agricultura, que seja um reflexo das novas demandas sustentáveis, alimentos isentos de agrotóxicos e que valorizem os manejos e as culturas tradicionais, pois estas é que são as nossas verdadeiras riquezas. 
 Nós somos líder mundial no uso do sistema, que segue a lógica das florestas, onde o material orgânico caído das árvores se transforma em rico adubo natural.
No plantio direto, a palha decomposta de safras anteriores contribui para a nutrição do solo, reduzindo o uso de insumos químicos e o consumo de água, controlando processos erosivos e ampliando a fertilidade do solo. 
 O plantio direto é um dos principais instrumentos do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta.


Esses projetos recuperam áreas de pastagens degradadas, melhorando a qualidade da alimentação do gado, o que resulta em menor tempo de abate e significativa redução da emissão de metano.
Parte da riqueza gastronômica brasileira deriva da interação de culturas e povos que encontraram nesse território um lar. Ingredientes, técnicas e conhecimentos dos povos nativos somaram-se aos trazidos por colonizadores, escravos e também por imigrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário