quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Aproveitando o Pão que sobrou de ontem-Queen of Puddings

O queen-of-puddings é um tradicional sobremesa britânica constituído por uma mistura de pão cozido em leite, alguma geleia de fruta e Merengue Formas variantes de pudins feitos com farinha de rosca cozidos com leite podem ser encontrados datam do século XVII. 

No Livro Closet Opened publicado postumamente em 1699 por um empregado e seu filho e nele Sir Kenelm Digby fala de muitos pudins incluindo uma que envolve o pão imersão no leite. 
Havia toda uma variedade de pudins que poderiam ser feitas usando os restos de um pouco de pão e um pouco de leite quente. 
O pudim de Monmouth consistem em camadas de merengue, doce ou fruta da época e pão embebido em leite, enquanto Manchester Pudding é semelhante, mas contém gemas de ovos (mas alguns têm especulado que este nome era apenas um sinônimo para a Rainha do pudins). receitas típicas para Queen moderna de pudins podem ser encontrados em muitos britânicos do pós-guerra livros de receitas , tais como as de Marguerite Patten , Delia Smith e Jane Grigson .

Aproveitando o Pão que sobrou de ontem! 
Garanto que nesse exato momento você tem pão em casa. Por geralmente estar presente, é comum haver sobras. Alguns tipos de pão, como o francês, o mais consumido no Brasil, perdem seu sabor e crocância algumas horas depois de assado, virando uma “borracha”. 
Nesta condição, muitos acabam rejeitando o coitado, e não muitas vezes é jogado fora. 
O tempo não está para desperdício de comida, e esta receita vai muito bem com frutas locais como a banana, a manga ou até morangos.
Queen of Puddings

Ingredientes: 
 70gr de miolo de pão 
250 ml de leite 
250 ml de creme de leite 
150 gr açúcar + 5 colheres de sopa 
3 ovos 
Raspa de 1 limão 
1 colher de sopa bem cheia de doce ou geleia da sua preferencia.
60 ml de água 
Preparação: 
 Comece picando o pão na picadora. Numa tacho misture o creme de leite, com o leite, as duas colheres de açúcar e a raspa de limão. 
Leve ao fogo até ficar morno. Depois acrescente esta mistura sobre o pão e deixando esfriar um pouco. À parte separa as gemas das claras e bata as gemas. 
Misture as gemas com o preparado do pão. Unte um pirex com manteiga e coloque o preparado. Leve ao forno pré aquecido a 180ºC cerca de 20 minutos ou até o pudim estar cozido. Retire e deixe arrefecer. 
Quando frio acrescente a geleia de Banana ou de sua predileção, de preferencia de frutas locais. 
Comece a preparar o merengue. Numa bacia de cozinha coloque 150 gr de açúcar e a água e leve ao fogo até obter ponto pérola. Bata as claras e acrescente 3 colheres de sopa de açúcar. Bata até obter picos. 
 Acrescente ás claras e em fio a calda do açúcar continuando a bater com a batedeira eléctrica até o merengue arrefecer na totalidade. Coloque por cima do preparado do pudim e leve ao forno até dourar um pouco. Sirva frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário