quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Bolo de Fubá com Ricota-Você sabia que existem alimentos inflamatórios e anti-inflamatórios?

Alimentos inflamatórios e anti-inflamatórios 
Já sabemos que a boa alimentação é indispensável no tratamento das doenças inflamatórias intestinais e hoje vamos dar mais dicas para melhorar o hábito alimentar e, consequentemente, melhorar a saúde. 
 Você sabia que existem alimentos inflamatórios e anti-inflamatórios? 
Sabe o que significam e o impacto que podem ter? 
Então vamos explicar! Alguns alimentos possuem substâncias irritantes, inflamatórias e isso pode gerar um processo inflamatório, pois o corpo dá sinal ao sistema imunológico de que é preciso atuar contra essas substâncias e eliminá-las. 

E pensando pelo nosso lado: como o próprio nome já diz, doença inflamatória intestinal é uma inflamação no intestino e, então, um alimento inflamatório pode até mesmo piorar essa situação. Por outro lado, também existem os alimentos anti-inflamatórios, que poderão ajudar a tratar a inflamação. Mas veja bem, não estamos dizendo que esses alimentos vão curar a inflamação do intestino. Eles podem ajudar a amenizá-la e, com isso, ajudar também a manter a doença em remissão por mais tempo, a fazer com que a crise seja mais branda, a ter uma recuperação mais rápida etc. Hoje em dia já existe uma tabela que classifica o tanto que o alimento é inflamatório ou anti-inflamatório. Chama-se fator inflamatório. Iremos separar os alimentos por grupos para facilitar, então vamos a eles! Alimentos inflamatórios Esses alimentos provocam inflamação nas células que, inflamadas, não eliminam toxinas. Para se defender, o organismo responde com mais inflamação. Além do efeito óbvio de poder aumentar a inflamação no organismo, tem outros efeitos negativos como inchaço e ganho de peso. Portanto, esses são os alimentos que nós devemos evitar ou consumir em pequenas doses. Uma outra dica é que quando você for ingerir algum alimento inflamatório, dê uma olhada na lista para não ingerir nenhum outro, e também tente associar a um alimento anti-inflamatório. Os alimentos inflamatórios tem o fator inflamatório (FI) negativo. Quanto maior o FI negativo, mais inflamação o alimento causa. Quando for comer algum alimento desses grupos, prefira os que tem valor de FI negativo mais baixo. Iremos colocá-los em ordem decrescente, ou seja, do pior pro melhor. Carboidratos: Arroz parboilizado: -123 Arroz integral: -103 Aveia: - 84 Batata: -70 Pão de forma integral: -72 Macarrão integral: -33 Bom, aqui podemos perceber que os alimentos integrais são mais saudáveis nesse quesito “inflamação” também, pois tem menor fator de inflamação. Proteínas: Carne de porco: -133 Bacon: -99 Ovo: -43 Peito de peru: -16 Peito de frango: -9 Bife magro: -2 B

Ingrediente: 
1 pacote de 100g de coco ralado; 
3 ovos; 
2 xícaras de chá de açúcar; 
1 xícara de chá de fubá; 
1 xícara de chá de farinha de trigo; 
2 xícaras de chá de leite; 
2 colheres de sopa de manteiga; 
1 xícara de chá de ricota; 
1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de  Fazer: 
Bata as gemas com a manteiga e o açúcar, acrescente o leite alternado com o fubá e farinha de trigo. Misture a ricota, o fermento o o coco ralado e, por ultimo as claras em neve. Leve para assar em uma forma untada em forno preaquecido.

Um comentário:

  1. Grata pela informação importante para a saúde! Cheguei aqui pela receita do chutney de tamarindo. Parabéns!

    ResponderExcluir